top of page

Representatividade, presença e transformação: a importância da diversidade na publicidade

No último painel do CenpHub Recife, Julio Beltrão (Mynd) e Luana Xavier (atriz e ativista) dividem suas experiências, reforçando o valor das diferenças e o papel da liderança na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão.



No quinto e último painel do CenpHub Recife, intitulado "Representatividade, presença e transformação", Julio Beltrão, Diretor Artístico da Mynd, conduziu uma conversa entre Luana Xavier, Atriz, Apresentadora e Ativista, e Preto Zezé, Conselheiro da CUFA e fundador da Central Única das Favelas.

A importância da representatividade A discussão começou com uma provocação incisiva de Luana Xavier, que enfatizou a importância da representatividade na construção de uma comunicação eficaz: "Para passar uma mensagem com clareza, pessoas pretas, indígenas e lgbtqiapn+ precisam estar no comando. O povo precisa estar nos cargos de poder para construirmos diálogos e criarmos relações verdadeiras com a maioria." Luana também ressaltou o esforço adicional que as pessoas desses grupos frequentemente precisam fazer para alcançar o reconhecimento que outros podem obter mais facilmente. Ela concluiu com um apelo às empresas: "Contratem-nos, porque sempre nos esforçaremos para entregar o melhor. Para alcançar o que é considerado mediano para vocês, precisamos trabalhar o dobro, o triplo, para obter o mesmo reconhecimento."

O desafio da inclusão Preto Zezé acrescentou uma perspectiva valiosa à conversa ao destacar a necessidade do mercado publicitário de entender e estudar o Brasil em sua totalidade: “As agências e o setor privado olham para a favela e não veem as oportunidades, apenas os problemas. É preciso mudar essa mentalidade e apresentar novas soluções e produtos que abordem de forma positiva as realidades diversas do país.” Preto finalizou sua fala com o argumento de que o investimento em responsabilidade social não apenas beneficia a comunidade, mas também gera impacto nas audiências e, consequentemente, na receita publicitária.

O painel "Representatividade, presença e transformação" foi uma oportunidade importante para discutir a importância da diversidade na publicidade. As falas de Luana Xavier e Preto Zezé destacaram o desafio da inclusão e a necessidade de repensar as práticas e abordagens do setor

Comments


bottom of page