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CenpHub Brasília debate como marcas podem navegar na fragmentação da audiência multitelas

  • brunogatolim
  • 17 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de jul. de 2024

Especialistas se reúnem para discutir estratégias em tempos de consumo

pulverizado

Essio Floridi (Samsung Ads), Mauro Chemale (Kallas Mídia), Rafaela Alves (AlmapBBDO), Renata Fernandes (Globo) e Fabio Ferri (UOL).


O painel "A potência da audiência multitelas: como integrar estratégias em tempos

de fragmentação?", realizado no CenpHub Brasília, reuniu especialistas para

debater os novos hábitos multicanais do público e como as marcas podem se

adaptar a essa realidade. O debate contou com a participação de:

 

● Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas e Operações da Samsung Ads para

América Latina

● Mauro Chemale, Diretor Regional da Kallas

● Rafaela Alves, CDMO da AlmapBBDO

● Renata Fernandes, Diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo

 

A moderação ficou por conta de Fábio Ferri, Head de Publicidade do UOL | Gov.

Federal & Regionais.

 

Novos Hábitos Multicanais

 

Essio Floridi destacou a necessidade de estudar e orientar os anunciantes:

"Acredito que os primeiros passos nesse novo cenário é realocar estrategicamente

os investimentos para manter frequência e relevância. Recentemente, lançamos o

estudo 'Regra dos 30', que aponta como as marcas podem se conectar e impactar

suas audiências via um posicionamento de publicidade que contemple CTV em seus

mix de meios. É preciso rever decisões e estar aberto a mudanças."

 

Dados e Criatividade

 

Rafaela Alves trouxe um dado interessante sobre o cenário atual:

"Tem uma pesquisa global que traz uma informação extremamente importante sobre

esse novo cenário pulverizado: 20 anos atrás, a estimativa era que 70% do

orçamento publicitário estava concentrado em 20 players. Em 10 anos, o número de

players passou para mais de 180. Usamos e somos impactados por muito mais

meios e formatos. O desafio, hoje, é captar e reter a atenção nesse mar. E para isso

é necessário aliar os dados com a criatividade."

 

Multiplataforma: Benefícios para Anunciantes e Consumidores

 

Mauro Chemale enfatizou as vantagens da abordagem multiplataforma para

anunciantes e consumidores:

"Temos cada vez mais oportunidades para exibir as marcas e informar o público.

Seja no rádio, na TV, no smartphone ou nas ruas. A cada ano, teremos mais

veículos para trabalhar e é nosso trabalho nos aperfeiçoarmos."

 

Fragmentação como Oportunidade

 

Renata Fernandes vê a fragmentação como uma possibilidade de inovar:

"Quando analisamos as plataformas, vemos um consumo muito fragmentado, mas

no final das contas é um mesmo usuário. Então, mesmo com a atenção dividida, o

consumo individual de mídia e de conteúdos, em geral, aumentou. Existem

momentos, como na espera de uma comida ou de um elevador, que antes

ficávamos consigo mesmos e agora temos a oportunidade de assistir algo. O nosso

desafio é conhecer a fundo esse usuário para entregar um conteúdo de qualidade

que o entretenha. E hoje, para fazer isso é preciso inovar, juntar várias peças para

ter a imagem completa dos seus hábitos."

 

Conclusão

 

O debate foi rico em insights e mostrou que a fragmentação da audiência é um

desafio, mas também uma oportunidade para as marcas que souberem se adaptar.

É preciso estar atento aos novos comportamentos dos consumidores e utilizar as

ferramentas disponíveis para criar campanhas mais eficientes e relevantes.


Assista ao painel na íntegra.



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